Objetivo é democratizar o cuidado, o bem-estar e a saúde mental
No dia 22 de julho, o movimento Desacelera chega a Salvador, primeira cidade onde a iniciativa chega depois de sete anos em São Paulo, onde a rede nasceu. “Aqui, temos uma dupla missão: fazer as pessoas entenderem que a velocidade não é uma escolha; mas uma condição, uma violência. E, justamente por isso, desmistificar a ideia de que isso não acontece na Bahia. Não é verdade. Se a aceleração social do tempo é um espírito do nosso tempo, as pessoas daqui também sofrem os males desta aceleração e da desumanização das relações, com uma violência a mais, que é a do estereótipo”, explica Michelle Prazeres, idealizadora do movimento e fundadora do Instituto Desacelera.
O movimento chega à capital por meio de parcerias com pessoas e organizações locais, que já estão conectados ao conceito de uma vida mais desacelerada na cidade, como os instrutores de Yoga Fabricio Gore e Luana Vilutis, o Espaço Spavo e a Cafeteria Botânica.
Para marcar a “fundação” da Rede Desacelera em Salvador, o grupo promoverá atividades gratuitas e um encontro de formação e reflexão, em formato de curso, voltado a pessoas que querem compartilhar conhecimentos e fazer parte da rede em Salvador. “Nossa intenção é fazer uma “aula inaugural” para agregar e formar um grupo de pessoas que, articuladas, vão trabalhar para expandir o movimento slow por aqui. E para isso, é preciso entender que desacelerar não é sobre ser devagar, mas sobre sair do automático, recobrar os sentidos, (re)humanizar. Nossa missão é democratizar o cuidado, o bem-estar e a saúde mental reunindo pessoas que trabalham com estas questões e formando uma frente ampla, uma coalizão de pessoas, organizações e projetos, interessados em construir o movimento slow por aqui”, explica Prazeres.
O encontro que marca a chegada do movimento Desacelera a Salvador acontecerá ao longo de todo o dia. As atividades gratuitas (relacionadas à respiração, consciência e alimentação) acontecem a partir das 8h na praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba). O curso de formação (cuja participação é paga e voltada especialmente para pessoas que trabalham nos setores de saúde, educação ou com saúde mental e bem-estar) será realizado a partir das 14h no Espaço Spavo, no Stiep.
Desacelera em Salvador – Programação completa do dia 22/07
Manhã – Atividades abertas e gratuitas
8h às 9h: Aula de Hatha Yoga com @luanavilutis
11h: Piquenique na praça, com @acafeteriabotanica
Tarde – Atividade com inscrição
14h: Encontro de Formação e Experiência – Rede Desacelera em Salvador, para pessoas que querem agregar o conceito slow à sua prática. Trabalham com educação, saúde, bem-estar e saúde mental e querem integrar uma rede de troca e aprendizagens para potencializar as suas ações na cidade. Com @fabriciogore @psi.elaineancestral e @miprazeres do @institutodesacelera e do @desacelerasp
Inscrições (apenas para o curso).
Informações: https://www.desacelera.org.br/2023/07/10/movimento-desacelera-chega-a-salvador-em-22-07/
Inscrições no curso: https://bit.ly/desacelerasalvador2207