Infância sem Excesso e Instituto Desacelera convidam a colocar luz sobre os excessos de consumo no período de divulgação da Black Friday. Campanha combina humor e informação, para conscientizar sobre as relações entre o consumismo e as transformações extremas no clima do planeta.
“O consumismo nubla o tempo da infância e da vida adulta e das relações entre pessoas e meio, produzindo formas inférteis de estar no mundo”, afirma Elisa Lunardi, idealizadora do movimento Infância sem Excesso. “Precisamos parar para pensar se consumir tanto é mesmo necessário. Quando fazemos isso, desativamos uma espécie de ação que realizamos apenas porque estamos no automático. E desacelerar é sair do automático”, explica Michelle Prazeres, fundadora do Instituto Desacelera.
Juntando estas duas premissas, as ativistas se uniram para criar uma campanha de “desincentivo ao consumo”, que busca no bom humor e na leveza da sugestão de “brecar’ a black friday”. “Em momentos mais consumistas, como o dia da Black friday, é imprescindível remar contra, viver tempos de pausas e respiros, como um black “Free day”. Um dia pra considerar as importâncias das infâncias, do início ao fim. Cultivar a brincadeira miúda, a relação, os afetos, a arte e o cuidado com o meio, transformando as celebrações em ciclos férteis a serem guardados na memória”, diz Elisa.
Este ano, o mote da campanha busca construir uma relação entre consumismo e mudanças climáticas. “O consumismo se manifesta nas pessoas, mas é uma questão mais ampla, cultural, que nesta fase do ano é fomentada por um apelo midiático que pressiona as pessoas a comprarem coisas que não precisam”, afirma Michelle. “Nossa intenção é fazer as pessoas enxergarem que existem estas engrenagens, que estão nos empurrando goela abaixo produtos e quinquilharias desnecessárias, que nublam nossas percepções, anestesiam e inviabilizam as importâncias do agora, as relações e as infâncias.”, afirma Elisa. A cultura do consumo está assentada na ideia de consumir inclusive o que não precisamos. Ela alimenta toda uma lógica de ter para preencher e ser feliz, avanço, progresso e desenvolvimento que nos fez chegar até aqui e está destruindo o planeta. Além de tudo, contribui de forma absolutamente concreta para o superaquecimento e a desertificação das naturezas.
Com as hashtags #BrequeAFriday #SaiadoClimadoConsumo e #BlackFreeDay, em formato de desafio, as ativistas vão mobilizar outros ativistas, artistas e influenciadores para apoiarem a ideia de uma vida com menos consumo e mais natureza para as crianças. A campanha será lançada no dia 11 de novembro, no Dia sem Pressa, festival da cultura slow que acontecerá na cidade de São Paulo, onde farão uma atividade de autocuidado para a família.
Quer entrar na brincadeira?
Se você quiser participar da campanha, grave um vídeo sugerindo um motivo para a pessoa sair do clima do consumo e poste com as hashtags da campanha. #BrequeAFriday e #SaiadoClimadoConsumo
A Infância sem Excesso é um movimento educativo criado por Elisa Lunardi, tem como propósito cuidar da Infância e do meio. Com a proximidade das datas comemorativas, fazem campanhas e geram conteúdos, com ideias simples, para que todos se sintam convidados a expandir a infância dentro de si e percebam que é possível descolar as celebrações dos apelos comerciais. O Instituto Desacelera é uma associação civil sem fins lucrativos fundada por Michelle Prazeres, que atua como desaceleradora de pessoas e organizações fazendo formação e reflexão; mobilização e ativação de rede; produção e curadoria de conteúdos relacionados ao bem-estar, à saúde mental e ao universo do movimento slow. Lidera a Escola do Tempo e criou o Dia sem Pressa, o primeiro festival da cultura slow do Brasil e um dos maiores eventos de wellbeing e saúde mental de São Paulo. Nasceu depois de sete anos de atuação da iniciativa DesaceleraSP. |