Vivemos em um modo permanente de correria e exaustão.
A aceleração vivida pela sociedade moderna recebe, no campo educacional, uma camada adicional onde o diminuir o ritmo é condição para a construção de comunidade e para ativar a reflexividade. É verdadeiramente difícil educar, pensar e cuidar quando parece que não temos tempo para nada e estamos tomadas por um excesso cotidiano de demandas, agravado nos últimos anos pela relação com as redes e as tecnologias.
Classes ansiosas, estresse docente, valorização da multifuncionalidade, superocupação docente (professores 24/7), reverência ao desempenho e à competição, louvor ao ensino multidispositivos e móvel always on, glorificação da conectividade, apreço ao aluno empreendedor de si, enaltecimento da gestão eficaz e exaltação do estudo multitelas são algumas das reverberações da aceleração na educação.
Desacelerar a educação não é tarefa simples. A saída é sistêmica e requer um empenho coletivo, que olhe de forma singular para cada realidade e cada contexto. As possibilidades vão desde pensar as jornadas de tempo da educação (inclusive, repensando a organização temporal das aulas e os regimes de dedicação de professores/as), as literacias digitais e os letramentos temporais (ensinar sobre o tempo e a aceleração) ao esforço de resistir à velocidade no cotidiano, por meio da preservação dos espaços de tempo para construir comunidade e cuidar das relações.
Precisamos olhar para isso como cuidadores e abordar a aceleração como tema, oferecer experiências não aceleradas de socialização e “ensinar comunidade”. Não podemos achar que a velocidade é o “natural”. Famílias e escolas têm uma tarefa juntas: desacelerar a infância e a juventude como atitude de resistência diante de um mundo que corre.
Nossas soluções para escolas
- Palestras e cursos de formação sobre aceleração, gestão do tempo / consciência temporal, e relação com as tecnologias / “ladrões de tempo”;
- Rodas de diálogo com comunidades / famílias;
- Assessoria e consultoria / facilitação de processos;
- Apoio à elaboração de projeto político pedagógico relacionado à construção de comunidades, tempo e à aceleração.